Milícias estão em 171 comunidades no Rio

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Um documento confidencial da Subsecretaria de Inteligência (SSI) da Secretaria de Segurança do Rio divulgou que as milícias dominam 171 comunidades em dez cidades do Rio de Janeiro. Na capital, esses grupos estariam presentes em 125 localidades, distribuídas pela zonas norte e oeste. O relatório informa ainda que 521 pessoas estão supostamente ligadas a essas quadrilhas. Além do vereador Jerônimo Guimarães Filho (PMDB), o Jerominho, e de seu irmão, o deputado estadual Natalino José Guimarães (DEM), também integra a lista o vereador Josinaldo Cruz, conhecido como Nadinho do Rio das Pedras (DEM).

O levantamento se baseia em boletins de ocorrência envolvendo milicianos, em informações repassadas ao Disque-Denúncia, no noticiário da imprensa e em trabalho de inteligência policial. De acordo com o relatório,estão ligados a milícias mais três vereadores (dois de Duque de Caxias), 156 policiais militares, 18 policiais civis, 11 integrantes do Corpo de Bombeiros, três agentes penitenciários e três membros das Forças Armadas. Os outros acusados são civis.

Ontem, a Polícia Federal pediu reforço para investigar e combater a interferência de milícias e do tráfico de drogas nas eleições do Rio de Janeiro.